domingo, 24 de junho de 2012

Eu AMO festa de São João! Tudo nesta época me encanta, pois aqui na Bahia, especialmente no interior tudo tem clima de festa junina desde as músicas até a culinária. Há sempre um forrózinho no ar, um licorzinho pra animar o papo, uma cajiquinha (ou cuscuz ou mingau ou lelê ou bolo ou ...) para adocicar a boca. Amo muito essa época e as manifestações popular, apesar de que aqui não há muita tradição de concurso de quadrilha ou festas típicas, pois moro em uma região maior e onde a tradição junina chega das formas que falei acima.
Já fui pra festas no interior que as pessoas passam o mês inteiro festejando indo de casa em casa tomando licor e comendo iguarias maravilhosas e dançando forró.
Eu estou em Feira de Santana, uma cidade sem muita tradição de festas juninas, mas que fica num ponto estratégico para chegar nos lugares onde há festas com grandes atrações que são o must do São João na Bahia. Eu óbvio que não fui pra nenhuma, aliás desde que eu engravidei do 1º filho que eu não sei o que é uma festa daquelas de São João. Mas verdade seja dita: a minha comemoração foi maravilhosa: num sítio cercada de pessoas legais, dançando forró de caixa de som (saímos antes de começar de fato a festança - filhos, claro) e bebendo e comendo e soltando fogos e tomando chuva e .. foi ótimo, melhor do que muitas outras que eu já participei.

"Olha Pro Céu Meu Amor
Autores: José Fernandes e Luiz Gonzaga

Olha pro céu meu amor
Veja como ele está lindo
Olha pra'quele balão multicor
Que lá no céu vai sumindo

Foi numa noite
Igual a esta
Que tu me deste
O teu coração
O céu estava
Todinho em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xote e baião no salão
E no terreiro o seu olhar
Que incendiou meu coração..."

Nenhum comentário: