quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Estou lendo uma Veja antigona (27/05/2009) com 42 páginas especiais sobre emagrecimento.
Vou fazer um resumo do que eu li, pois achei super válido deixar registrado.

# Independente da facilidade de engordar, todos precisam controlar o peso em alguma época da vida, principalmente por causa dos mecanismos de sobrevivência da espécie que estocava gordura;
# Para emagrecer e manter o peso basta saber os princípios básicos de organização e disciplina;
# O que engorda é a combinação de uma alimentação pobre em nutrientes e altamente calórica com falta de atividade física;
# Nunca fazer mercado com fome;
# Comprar alimentos de poucas calorias e nunca, nunca mesmo comprar “tentações”, exceto se vc tiver filhos. Comigo funciona assim: meu filho não come porcaritos quase nunca, mas eu permito um item cada vez que vou ao mercado e guardo em um local separado;
# Saiba como lidar com “sabotadores de dieta”. Isso não tem manual que ensine. E haja paciência!
# Se estiver só, não levar travessas para a mesa, pois evita a tentação de repetir;
# Estabeleça um sistema de recompensas à medida que vai eliminando os quilos indesejáveis;
# Evitar a dieta imaginária, aquela que começa na segunda e vc escorrega cada dia um pouquinha. Quem nunca?
# Pare de comer antes de sentir o estômago completamente cheio. Comer ¾ da sua capacidade a cada refeição. Sair da mesa com a sensação que comia mais.
# Fazer pequenos lanches entre as refeições. Ex.: 1 fruta ou 1 barrinha sem chocolate ou 1 castanha-do-pará ou 5 azeitonas ou 1 polenguinho light ou 4 castanhas-de-caju, etc.;
# Não se locupletar dos finais de semana liberados. Escolher apenas uma das refeições para se esbaldar, mas nem tanto. Evitar o couvert e a sobremesa, por exemplo;
# Considerar a possibilidade de aprender a cozinhar;
# Fazer alguma atividade física que vc goste;
# Quem come em quilo, dividir o prato na regra de três: (1) salada, verdura e legumes, (2) carboidrato (pode ser 1 colher de feijão e 1 de arroz integral) e (3) proteína (preferir peixe e frango magro);
# Lembra de colocar a comida no centro do prato, pois os prato de restaurantes não tem a borda de propósito para vc pegar mais comida;
# Não comer bebendo líquido;
# Aprender a recomeçar quando enfiar o pé na jaca.

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